SOBRE NÓS

A Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB) é uma associação civil de âmbito nacional, beneficente, de educação não formal, cultural, de fins não econômicos, não político-partidária. Fundada em 13 de agosto de 1919, na cidade do Rio de Janeiro, sendo reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 34.463, de 04/11/1953.

 

Atuante há 96 anos, a instituição já beneficiou cerca de um milhão de crianças, jovens e adolescentes. Hoje, estamos presentes em 14 estados brasileiros, com voluntários (dirigentes e coordenadores) que trabalham com mais de 10.000 Bandeirantes.

MISSÃO

“Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo”.

 

O trabalho do Bandeirantismo, desde sua criação, é ajudar na formação de crianças, adolescentes e jovens para que sejam cidadãos ativos, responsáveis e conscientes. A importância desta missão nos dias atuais é grande, pois a humanidade vive hoje uma profunda crise de valores marcada por uma instabilidade mundial, uma cultura de medo e do consumo inconsciente, refletidos não só nas questões globais, mas também no cotidiano de todos nós.

 

A Missão Bandeirante vem contra corrente, afirmando a necessidade da formação para a cidadania, entendendo-a como um processo permanente de crescimento na responsabilidade e no cuidado com o outro, com a sociedade.

 

Para tornar sua missão possível, o bandeirantismo precisa de líderes voluntários e idealistas que atuem nos grupos, com crianças, adolescentes ou jovens e sejam os facilitadores e animadores dos Programas Educativos destinados aos mesmos.

MÉTODO

“O Bandeirantismo é um alegre e grande jogo ao ar livre, com o qual os jovens e os adultos conservam o espírito juvenil e podem entregar-se em grupo ao prazer da aventura (…) adquirindo saúde e alegria, conhecimentos práticos e aptidões para ir avante em qualquer circunstância.”, Baden-Powell.

 

O Método Bandeirante está estruturado como uma unidade composta de oito elementos interdependentes e é através deles que construímos nossa prática: vivência de valores contidos no Código e na Promessa Bandeirante, Convivência e trabalho em equipe, aprender fazendo, autoprogressão, vida ao ar livre, expressão e simbolismo, convivência entre jovens e adultos e serviço na comunidade.

 

Com atividades continuas e semanais, o bandeirante aprende através da experimentação, de novas experiências, de novas habilidades, pela descoberta de si e do outro, possibilitando compreender os objetivos e sentidos de sua ação, sempre sobre a supervisão de voluntários preparados pela organização.

 

O exercício e vivências de cidadania são apreendidos através de jogos e práticas esportivas, brincadeiras, acampamentos, vivências na natureza, oficinas interativas de arte e comunicação, o serviço à comunidade, a sensibilização musical, a troca de ideias, discussões e debates que acontecem na vida em equipe e nos grupos. Nestes momentos de desafios e descontração se desperta nas crianças e nos jovens os valores de confiança, solidariedade, criatividade, prontidão, cultura pela paz, atitudes de liderança, e são incentivados a decidir e agir de forma responsável e consciente na comunidade em que vivem. Lições que serão lembradas e utilizadas por toda vida.

 

Aberto a meninos e meninas a partir dos 5 anos de idade, os bandeirantes trabalham em grupos (Ramos) organizados de acordo com a faixa etária. As atividades propostas são adequadas de acordo com os interesses e necessidades de cada Ramo Bandeirante e a realidade na qual estão inseridos.

Localização:
Rua Almeida Garret, 190 - Alto de Pinheiros

(Paralela a Av. Pedroso de Moraes)

Todos os direitos reservados - Site desenvolvido por IDigital