SIMBOLOGIA

Fundadores do Movimento Escoteiro e Bandeirante

Robert Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro, ou BP, como é chamado carinhosamente por bandeirantes e escoteiros de todo o mundo. Ao lado, sua esposa Lady Olave Baden Powell, fundadora do Movimento Bandeirante.

Bandeira Mundial

É o símbolo da Associação de Bandeirantes no Mundo (WAGGGS). É representada pelo trevo mundial, os três quadrados de cor laranja que simbolizam os três itens da Promessa. No canto direito, o espaço em branco, simboliza o compromisso da Associação Mundial com a Paz.

Símbolo Mundial

O Broche Mundial é o símbolo da união de todos os membros da Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS).

O trevo dourado simboliza o sol brilhando sobre todas as crianças. As três folhas do trevo simbolizam os três itens da Promessa. As duas estrelas simbolizam os fundamentos do Bandeirantismo, como a promessa e o código. A agulha, no centro do trevo, é como a agulha de uma bússola que indica o caminho a seguir – Sempre Adiante. A chama é o amor da humanidade que não podemos deixar apagar.

Esse símbolo é envolvido por uma linha que representando a união, para não esquecermos que estamos todos envolvidos por um só ideal.

Símbolo Nacional

O trevo de 3 folhas representa os três itens da promessa: Lealdade a Deus e à Pátria, Ajudar ao Próximo e Obediência ao Código Bandeirante. O trevo é a chama que simboliza o amor à humanidade. A agulha da Bússola apontada para o norte, simboliza a vibração do nosso ideal, sempre aceso e para o alto.

A linha contínua em volta do símbolo é o sentido de ida e volta, integrado em um mesmo ideal. E suas cores são o dourado, verde e azul, simbolizando as cores da bandeira do Brasil.

 

Site: http://www.bandeirantes.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/Nacional

Símbolo Estado de São Paulo

O Escritório da Federação de Bandeirantes do Brasil – São Paulo é responsável pela organização do Movimento Bandeirante no Estado – atividades, expansão, divulgação; enfim, tudo o que interessa às crianças, aos jovens e aos adultos bandeirantes!

 

Site: http://www.bandeirantesp.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/BandeirantesSaoPaulo

Broche do Dia do Pensamento

O Dia do Pensamento é um dia especial em que todos os Bandeirantes do mundo se voltam para um único e mesmo tema: o BANDEIRANTISMO. É o dia em todos estão pensando nos irmãos bandeirantes.

No dia 22 de fevereiro nasceram Lord Robert Baden-Powell, fundador do Movimento Bandeirante/Escoteiro e sua esposa Lady Olave Baden-Powell, Chefe Bandeirante Mundial. E foi em 1932 que este dia ficou estabelecido como o Dia do Pensamento, um dia em que todo Bandeirante é chamado a pensar nos demais membros do Movimento em todo o mundo. Esses pensamentos são traduzidos em ações realizadas por todas as Organizações Membros, através de atividades internacionais e contribuições em dinheiro, que promovem o Bandeirantismo em todo o mundo. O Dia do Pensamento, de grande valor educacional, ajuda Bandeirantes de todo o mundo a entenderem o verdadeiro caráter internacional do Movimento e promove oportunidades de ajuda mútua, através das doações.

O Trevo Mundial no centro do símbolo representa a WAGGGS. As setas apontadas para o Trevo representam a Ação, as diferentes maneiras que os membros ajudam a Associação Mundial. E o formato circular significa a natureza global do Movimento.

Centro Mundial Pax Lodge - Inglaterra

O primeiro Centro Mundial em Londres foi fundado em 1939, com o nome de Nossa Arca, em 1963 mudou-se e passou a chamar Casa de Olave, em 1991 mudou-se novamente e passou a chamar Pax Lodge. Este nome foi dado para homenagear Baden-Powell, que usou a palavra PAZ em latim, PAX, nas suas duas casas, Pax Hill, na Inglaterra e Paxtu, no Kenia. Lodge quer dizer alojamento.

O Pax Lodge está localizado na Inglaterra, em Londres, e junto com o Escritório Mundial, formam o Centro Olave, sonho de Lady BP.

Este Centro oferece uma série de programas e seminários com enfoque em temas atuais ou aspectos históricos e culturais de Londres. Oferece também programas especiais para líderes, clã do trevo, amigos do Pax Lodge. Essas sessões tratam sobre a Associação Mundial e a Paz.

 

Site: http://www.paxlodge.org

Facebook: https://www.facebook.com/PaxLodge

Centro Mundial Our Chalet - Suíça

Our Chalet (Nosso Chalé, em português) está localizado entre os Alpes Suíços, em Oberland Bernés, Adelboden, Suíça e proporciona aos bandeirantes a possibilidade de caminhar pelas montanhas, esquiar e muito mais. O dinheiro para a construção deste centro mundial foi doado por uma americana chamada Helen Storrow e em 1932, Nosso Chalé foi inaugurado para que as pessoas de várias nacionalidades se reunissem para compartilhar e desenvolver a amizade e compreensão através dos desafios físicos que as montanhas oferecem.

A cada ano, Nosso Chalé se concentra em um tema trienal. Os hóspedes são convidados a participar no planejamento do programa. Todos os bandeirantes, de acordo com os critérios das atividades, estão convidados a participar dos programas internacionais do centro mundial. Nosso Chalé dá as boas vindas a pessoas, grupos e famílias em férias de verão e inverno.

Além do edifício original do Nosso Chalé há outros menores com mais alojamentos (Spycher e Baby Chalet) e também um local para acampar no verão.

 

Site: http://www.ourchalet.org

Facebook: https://www.facebook.com/OurChalet

Centro Mundial Sangam - Índia

Sangam, aberto em 1966, está localizado em Puna, na Índia. A palavra Sangam, em sânscrito, significa ‘caminhando juntos’.

Sangam é um lugar que oportuniza a reunião de todos os membros da WAGGGS que queiram compartilhar experiências, culturas e tradições de seus países de origem.

Os programas incluem eventos internacionais centrados em assuntos relacionados às Nações Unidas, Bandeirantismo e intercâmbio cultural.

Os eventos de Sangam ajudam os participantes a viver aspectos da Índia e visitando projetos comunitários. O símbolo de Sangam foi tirado da ideia do Yin e Yang, que representa o equilíbrio e a harmonia no universo. O desenho ilustra um contínuo e constante ‘unir-se’, simbolizando a amizade eterna construída entre bandeirantes de várias partes do mundo que se reuniram, conviveram e trabalharam juntos em Sangam.

 

Site: http://www.sangamworldcentre.org/

Facebook: https://www.facebook.com/Sangam

Centro Mundial Nuestra Cabaña - México

Nossa Cabana abriu suas portas em julho de 1957 e está localizada em Cuernavaca, por volta de 80 km da Cidade do México. Conta com uma piscina, uma área de esportes e um grande salão de reunião.

A missão da Nossa Cabana é ‘encorajar as crianças e jovens a viver a amizade e a compreensão internacional.

O símbolo da Cabana se relaciona com a cidade de Cuernavaca que tem como símbolo a árvore: os três galhos da árvore simbolizam as três partes da promessa, o tronco simboliza a força do Movimento Bandeirante, as raízes representam as amizades conquistadas no Centro Mundial e a gota d’água tem dois significados: a existência de vida, e a comunicação.

 

Site: http://nuestracabana.org

Facebook: https://www.facebook.com/NuestraCabana

Centro Mundial Kusafiri- África

Em outubro de 2015, foi criado o 5º Centro Mundial com o nome de Kusafiri que significa "viagem" em Swahili. Isso reflete exatamente o que um Centro Mundial é - um lugar de auto-descoberta, amizade, aventura e novas experiências.

A África é a região que mais cresce nos estudos da WAGGGS. No entanto, nunca houve um Centro Mundial na África - todos os Centros estão a milhares de quilômetros de distância do continente. As despesas de viagem são muitas vezes proibitivas, além das complicações associadas com vistos de fixação, o que significa que uma experiência em um Centro Mundial está fora do alcance de muitos. 

Este centro é itinerante, ou seja, não tem um local fixo, mudando de localização de acordo com os eventos realizados no continente Africano.

 

Site: http://www.kusafiri.org

Facebook: https://www.facebook.com/Kusafiri

Aperto de Mãos Bandeirantes

É o complemento à Saudação que Baden-Powell criou. É um gesto amigável e que caracteriza o cumprimento entre irmãos Bandeirantes e Escoteiros. O aperto é com a mão esquerda, os três dedos devem estar levantados, como acontece na saudação, a fim de que as duas mãos se encaixem. Em momentos especiais, os bandeirantes se reúnem em uma roda, e dão as mãos através do aperto de mão, este é o círculo da amizade, um modo afetuoso de nos colocarmos unidos. O braço direito deve estar cruzado acima do braço esquerdo, e as mãos dadas firmemente.

Broche da Amizade

É um símbolo usado para demonstrar a estima e a amizade por outra pessoa. O trevo da Amizade, nas cores verde e dourado, simboliza o valor da amizade conquistada. O Broche é um presente que recebemos, ou damos para alguém. Apenas um bandeirante pode entregar o broche para alguém. A partir do momento que usamos o broche, temos a responsabilidade com o outro.

Please reload

Localização:
Rua Almeida Garret, 190 - Alto de Pinheiros

(Paralela a Av. Pedroso de Moraes)

Todos os direitos reservados - Site desenvolvido por IDigital